Buquê: lenda, formatos e definições

Diz à lenda que:


As noivas romanas tinham buquê de ervas aromáticas, para espantar maus espíritos. Depois, as ervas foram trocadas por flores, símbolo de fertilidade. A noiva passou a jogar o buquê às convidadas a partir do século XIV, na França. Esse hábito substituiu outro: antes, elas pegavam um pedaço do vestido da noiva para ter sorte.

Ainda bem que os costumes mudaram, não é mesmo? Eu detestaria ter meu vestido rasgado ou cortado por um convidado... rs.


Tipos de buquê:

* Braçada - é feito para ser levado nos braços, mas a noiva precisa ter cuidado para não encostá-lo no vestido, pois pode sujar. É um buquê estiloso, pode ser usado em casamentos em qualquer horário. Esse formato fica melhor em noivas altas e com vestidos clean.


Buquê de Copo do Leite








* Cascata - tem a forma de um triângulo. É considerado o mais "sofisticado", e só fica bem em casamentos à noite. Para ser usado por noivas altas.


Buquê de rosas


Buquê de rosas e orquídeas




* Redondo - é o preferido de 9 entre 10 noivas, as chances de errar com esse modelo é pequena, pois ele combina com casamentos em todos os horários, e com noivas de todos os tipos físicos. O caule pode ser longo ou curto, dependendo da altura da noiva.


Buquê de rosas, lírios e orquídeas




Buquê de Lírios



* Uma única flor - para as noivas clean. Pode ser usado em qualquer horário, mas os locais mais comum são os realizados no campo e na praia. A flor precisa ser grande e ter um caule longo. As mais indicadas são: orquídeas, lírios e rosas colombianas.



Rosa Colombiana Branca


Além do formato algumas outras coisas devem ser levadas em consideração como a flor da estação, algumas flores não aguentam muito tempo. Por exemplo, no Rio de Janeiro, com verão praticamente o ano todo, um buquê de callas, por exemplo, é super sensível. Mas não é impossível! Alguns fornecedores fazem tratamento de hidratação nas flores e a duração é prolongada.


Buquê de Callas


Hoje em dia, é muito comum as noivas comprarem um buquê extra para jogar para as solteiras. Alguns fornecedores fazem a desidratação do arranjo e colocam em quadros com molduras. É uma ótima forma de eternizar seu buquê.

 
Buquê desidratado e emoldurado
 
 
 
 
Imagens: fotos tiradas da internet, mas não lembro os sites.

3 comentários:

Laiz Malafaia disse...

Oi Li!
Essa de desidratar o buque é uma boa ideia! Mas pelo que sei, bem carinha...
Será que vale a pena?

E vc ja escolheu o modelo do seu buque?

Liliane disse...

Laiz, eu vou tentar fazer a desitratação no meu...
O meu buquê será redondo! e o seu?
Bjs

blue disse...

ola!!!!!!!!!!!! onde posso encontra as flores callas no rio de janeiro.perto a niteroi oooou friburgo