Niterói: (quase) todos os caminhos levam à ponte!


O que seria de Niterói sem a ponte?

Não sei, mas provavelmente a cidade seria muito diferente do que é hoje! Talvez menos congestionada, talvez mais provinciana. O fato é que ela está aí e o seu "humor" determina o humor da cidade.

A Ponte Rio-Niterói foi inaugurada em 1974 e determinou uma nova e mais eficiente ligação do Rio de Janeiro à cidade de Niterói e ao norte do país.

A Ponte é um símbolo para a cidade, não há quem não lembre dela quando se fala em Niterói. É engraçado como os cariocas, apesar da ponte, enxergam Niterói como o fim do mundo, uma cidade distante. Ela tem apenas 13 km, mas por estar sobre a baía da Guanabara deve causar essa impressão.

Hoje a ponte tem um movimento médio de 140 mil veículos por dia. Quando foi construída tinha uma previsão de movimento 15 mil veículos. 

Para quem atravessa a ponte com frequência cada pedaço lhe é familiar: a ilha de mocanguê, a subida e a descida do vão central, a grande curva e a reta do cais. 

Seu movimento também é conhecido pelos motoristas habituais. Invariavelmente as segundas-feiras (sentido Niterói-RJ) pela manhã são congestionadas por causa dos turistas da região dos lagos, assim como as sextas-feiras (RJ-Niterói) no final da tarde.

O mais interessante é que as sextas-feiras pela manhã (sentido Niterói-RJ) e as segundas-feiras (sentido RJ-Niterói) no final da tarde são tranquilas para os Niteroienses.

O fato é que os habitantes de Niterói, e também das cidades vizinhas estão habituados aos humores da ponte e utilizam artifícios para evitar os seus dias mais turbulentos, como por exemplo, as barcas. Mas isso é assunto para outro dia! :)


12 comentários:

Jackie e Rômulo disse...

Eu faço parte desses milhares aí que atravessam a ponte =)
eu gosto bastante de niterói. e prefiro muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais ir a niterói do que à Barra ou Ikha do fundão, por exmeplo, só pra citar dois nlocais onde existem outras faculs grandes.
beijinhos,

Mariane Paulino disse...

Aiii um dia eu vou conhecer essa famosa ponte ! rss

bj

Rebeca disse...

Eu tenho uma relação de amor e ódio com a ponto. Ódio porque já perdi a conta do nº de horas que passei em cima dela, levando 1:30 ou 2h pra chegar ao trabalho. Amor porque só me sinto em casa mesmo depois que estou na ponte, voltando pra Niterói. Me passa uma sensação imensa de segurança. Pra mim, o grande ponto turístico da ponte é entre o Km 9 e 10. Se você olhar na direção da Rio Branco, que tem aquele prédio RB1, você vai ver o exato momento em que a Rio Branco toda aparece e dá pra ver o aterro do flamengo lá no final. São só 5 segundos! Bjos.

La disse...

Amo aquela ponte!! rsrsrs E conheço seus humores, seus pedacinhos... Ela sempre me trouxe bons sentimento: de volta pra minha terrinha amada e hj quando passo do pedagio é pq estou a meio caminho de casa!! rsrsrs

Liliane disse...

Jackie, eu tb acho que Niterói é muiiiito mais perto que Barra da Tijuca...rs.

Mari, vem sim,que com certeza você vai se apaixonar...

Rebeca, tenho o mesmo sentimento de segurança, dá um alívio grande!
Esse visual é incrível, pena que não dá para parar e registrar...hehe


Lala, você já morou em Niterói antes de casar?

Beijocas em todas!

Bia Amaral disse...

nossa, a dica da Rebeca foi ótima! vou observar da próxima vez que passar por lá!

a ponte consegue ser ao mesmo tempo o ponto positivo e o negativo da cidade... coisa de louco, né? já dependi muito dela por trabalho, depois por namoro e agora estou fadada a cruzá-la pelo resto a minha vida, pois minha família mora de um lado e eu vou morar do outro... ai, ai, desespero! rs!

beijos!

Anônimo disse...

Infelizmente só passei nesta ponte duas vezes. Uma na ida e uma na volta! Mas é linda!
Bjo

Ju Louseiro disse...

Eu quero conhecer o Rio, MORRO de medo dessa ponte! Eu morro de medo de ponte que passa em cima de rio, #tonta

rs

Um beijo =)

www.fuxicodenoiva.com.br
http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com

Mayra disse...

Adoro passar na ponte, pra mim é sempre sinônimo de ida a praia. Sem contar que a vista é linda!
Bjos

Camila disse...

Eu curto muito Niterói. Até cogito a morar aí depois que casar, apesar de não saber ainda como anda os valores dos imóveis.
Como diz alguns amigos meus: Niterói é logo depois da poça...rsrs
Beijinhos!

Josy Ferreira disse...

Oiee!!

To passando rapidinho pra avisar que tem PROMOÇÃO lá no meu blog!!

Participa para ganhar um kit de papelaria personalizada...

www.josyegabriel.blogspot.com

Outro dia passo com mais calma aqui no seu cantinho!!
beijosss

Luísa Lazzari disse...

Oi Lili! Tudo bem?
Há tempo que acompanho o seu blog, vibrei om cada conquista do casamento, amei os relatos e sou fã do mundo da Lili.
Não comentava nos blogs antes, mas agora passei a ser uma blogueira (tenho um blog também) e sei como é importante um comentário =)
Então, passei para dizer que acho seu blog incrível, adorei o projeto ler 12 livros, estou participando, rsrs'
As fotos de seu casamento são incríveis, seu vestidón estava per-fei-to
Amo cada postagem, sempre visito para ver as atualizações
Beijinhos
Luísa