Niterói: Começamos agora!



Como eu havia prometido, hoje estreia a minha nova seção sobre Niterói, conforme eu falei aqui.

Resolvi começar dando apenas uma breve introdução, apenas para que vocês se situem.

Vamos parar de blábláblá e começar...

A cidade de Niterói possui duas regiões distintas: a da baía da Guanabara e a oceânica. A região da baía, que é a mais antiga e populosa, fica em frente ao Rio de Janeiro. Já a região oceânica fica virada para o mar aberto.

As duas regiões tem características bem distintas. A região da baía é mais cosmopolita, com muitos prédios e com uma ligação muito estreita com o Rio de Janeiro.

A região oceânica é um lugar onde predominam as casas, a vegetação nativa e o clima de praia.

A cidade possui uma dependência – para o bem ou para o mal – enorme da ponte Rio-Niterói. Ela determina o ritmo, o trânsito e o humor da cidade. Todos, da baía ou do oceano, são afetados por ela.

Apesar disso, os niteroienses preferem ser conhecidos pela qualidade de vida e pelas obras do Niemeyer. O que é pouco, pois a cidade tem muito a oferecer e mostrar para o resto do Brasil.

Espero que vocês gostem do texto (maridón leu e aprovou!). 


14 comentários:

Ju disse...

Se maridón aprova, eu tb aprovo! hauhauha Eu conheço tanto a região oceânica quando a da baía! Eu acho niterói um lugar gostoso de se viver! Acho que se as barcas melhorassem e se fizessem uma nova ponte rio-niterói, ficaria ainda melhor! ;)
beijocas, ju

Deborah Brito disse...

Eu também aprovei !
Vou adorar conhecer mais um pouco sobre a cidade do meu namorido :)

Beijos

Van disse...

Eu gosto muito de Niterói, Nikity para os íntimos, né?!
A única coisa que me incomoda MUITO é o trânsito pra ir e vir da ponte... chega a desaniamr... por isso desisti de procurar casa ou apê em Niterói quando casamos.
Beijinhos

Aline Alarcão disse...

Brasília é um lugar onde se respira Niemeyer e é tudo lindo!!! Imagina misturar esse grande arquiteto com as belezas de Niteroi?! Show de bola!!!

Danee disse...

Você descreveu em poucas palavras a cidade. EU fiz alguns trabalhos sobre o Caminho Niemeyer e seus impactos na cidade. Inclusive foi ele que eu apresentei no Encontro de Geógrafos da América Latina no Uruguai em 2009.
beijocas

Mayra disse...

Quando criança, tinha parentes aí e ia bastante, mas nunca prestava atenção! E deixa ver se eu entendi, região oceânica é a parte de Icaraí e etc?
Bjos

Unknown disse...

Lí ficou ótimo e o texto e me deu uma vontade enorme de conhecer!!!
Beijos

Liliane disse...

Mayra, Icaraí é a região da baía, que fica virada para o RJ.

Vanessa, vem um dia conhecer, tenho certeza que vc não vai se arrepender...rs

Beijocas

Natita Moda Feminina disse...

Aprovado!!! :)

Beijão e um ótimo fds!

Gabriela Rodrigues disse...

Lili..obrigada pelo comentário de ontem, viu???..=)

Beijos..!!

Juju e Beto disse...

Beto é de Piratininga, então conheço bemmm a RO. Adoro, mas acho morar lá e trabalhar no Centro do Rio, por exemplo, cansativo demais... Visitaremos apenas nos feriados e fds de semana agora... :/

Ah! Sobre seu comentário lá no blog, nós tínhamos dado uma entrada simbólica como garantia de reserva de data e morremos nesse dindim. Ainda bem que era pouca coisa! rs

Bjs! :*

Camila disse...

Lili, só faltou uma foto daquela vista maravilhosa que Nikiti tem da baía de guanabara!
Saudades de passear por aí!
Beijos e bom fim de semana!

Ana Mello Vianna disse...

Obrigada pelo carinho... e parabéns pelo texto, eu adorei. Assim estou conhecendo mais sobre o Rio de Janeiro.

Beijinhossss

Naina disse...

Eu amo o rio e niterói de quebra.
Meu sonho é morar ai, quem sabe 1 dia eu consiga...