Significado da Páscoa


Deixando de lado meu casamento, vamos falar sobre o significado da Páscoa.

De todas as comemorações religiosas que são relatadas, tanto no Velho, como no Novo Testamento, o Pessach judaico, assim como a Páscoa Cristã, relata uma travessia, uma transformação, ou mesmo a redenção. 

Trata-se das festas que mostram ser possível, e mesmo necessário, procurar mudanças no caminho da vida, e até trocar de estrada se a atual não proporciona crescimento, independência, ou auto-estima reforçada.

Algumas vezes, uma transformação ocorre sem que o envolvido a tenha escolhido, e até pode acontecer à revelia dele. Outras vezes, depende do próprio indivíduo procurar, espontaneamente, uma alteração na rota da vida, para se libertar de uma circunstância infeliz, ou para se reconhecer e se valorizar. Tomar a Páscoa como modelo de renovação facilita a escolha e fortalece a fé, sem a qual não há condições de entendimento das razões espirituais da vida.

Sem que se espere, de repente, podem ocorrer circunstâncias para as quais, muitas vezes, não temos o mínimo preparo. De acordo com a escolha pessoal, podemos encarar a dificuldade, tentando resolvê-la, e até descartando a situação que nos traz tamanha infelicidade. 

Podemos, por outro lado, aceitar a circunstância infeliz quando acreditamos que permanecer nela ainda é melhor do que recomeçar tudo outra vez. As dificuldades às vezes parecem arrancar da pessoa a força e a vontade de lutar por uma possibilidade de viver melhor, com mais liberdade e harmonia.

Muitos de nós, seres humanos, temos a impressão de que parece ser melhor conviver com a dor ou a frustração aos pouquinhos, do que resolver uma situação arrancando todas as raízes, preparando o terreno e recomeçando o plantio.

Se você tem um deserto para atravessar, um mar para abrir, uma grande cruz para carregar, não adie. Aproveite o clima da Páscoa e faça a travessia sem receio. Confie na sua própria força e siga as lições de perseverança fornecidas pela fé.

Todos podem optar por ter uma Páscoa na nossa própria vida.

5 comentários:

Anônimo disse...

OI!!!Eu sou a Luana do Clube das noivas.Que seu dia seja lindo e abençoado!!!Bjos!♥
http://ludeusfielealex.blogspot.com/

Unknown disse...

Obrigada! Para vc tb :)
Bjs

Laiz Malafaia disse...

Muito bom o texto.
Que tenhamos todos uma páscoa de muita reflexão e transformação.

Beijos..

Greyce disse...

Adorei o post! Feliz Pascoa
bjinhos

Liliane disse...

Laiz, obrigada! Feliz Páscoa! Bjs

-------

Greyce, obrigada! Feliz Páscoa! Bjs