Nome de casada


Eu sempre tive em mente trocar o nome após o casamento, em momento algum eu pensei em não fazer essa mudança. Até contei aqui feliz e contente que o ministério público havia autorizado a "bagunça" que eu queria fazer no meu nome. Sei que nesse surto, até incluí mais um sobrenome do meu pai....rs.

Hoje, quase 8 meses após a liberação da habilitação do Casamento Civil, a euforia passou e veio a dura realidade, trocar toda a documentação! Genthém, porque tudo no Brasil é difícil e no RJ é ainda mais complicado? #alguémmeexplica?

Semana que vem, eu e o maridón iremos a Campinas visitar alguns familiares e na semana passada, ele me fez o favor de avisar que comprou a passagem com meu nome de casada (oi?!). Como assim, ele comprou com o nome de casada se ele sabe que até hoje eu não troquei nada? Ai, só matando!

Ontem lá fui eu para o famoso Rio Poupa Tempo. A Julia Magalhães me avisou que há algum tempo atrás que era preciso chegar cedo ao local. Mas com o nome de Poupa Tempo eu achei que tudo lá era muito rápido. Puro engano! O nome Poupa Tempo refere-se apenas ao prazo de entrega do documento que é super reduzido, mas em relação ao tempo que se gasta nesse local, é completamente surreal!

Eu cheguei lá 8:45h e saí 13h, acho que todo mundo resolveu ir ontem no mesmo local, só pode! Eu saí de lá com fome, sede, vontade de ir ao banheiro, estressada, mal humorada, irritada. Como diz meu marido, um verdadeiro limãozinho, nem com açúcar rolava uma caipirinha de tão amarga...hehehe. Imagina uma pessoa na TPM, aí você multiplica por 3². Essa era eu ontem! Hoje o 3² já foi embora, e já voltei apenas a TPM normal....rs.

Não consigo entender porque tanta demora. Deixe-me explicar:

No ano passado, mais exatamente em agosto, eu tirei a 2ª via do meu RG. Mesmo sabendo que em pouco tempo precisaria tirar outra por causa da alteração de nome. Eu não sou doida, não tá? É que para viajar para qualquer país do Mercosul é preciso passaporte OU identidade. E eu não tinha RG há muitos anos, fui assaltada uma vez, e nunca tirei a 2ª via já que tenho a habilitação que serve como documento de identificação. Porém, a carteira de motorista não tem validade fora do território nacional. Então, pela lua de mel, esse esforço e $$$ valiam a pena! rs.
Agora vamos ao motivo principal do meu estresse ontem no poupa tempo. Concordam comigo que se eu tirei o RG há menos de um ano atrás, todas as informações estão atualizadas e só seria necessário apresentar a certidão de casamento para alterar o nome? Errado! Eu precisei tirar nova foto, nova impressão digital, até se o nome dos meus pais continuavam os mesmos me perguntaram (oi!?). Você leva certidão de casamento, e perguntam se sua filiação mudou! Ah, vá! É muita incompetência para um lugar que tem nome Poupa Tempo. Acho que um bom nome seria, gaste muito tempo!

Se você vai casar, pensa com carinho nessa questão de mudar de nome, e toda a trabalheira que você terá que enfrentar após o casamento! Agora se você já está nessa furada assim como eu (hihihih), não espere uma emergência para providenciar sua documentação, se programe para fazer tudo com calma! A diferença entre o Poupa Tempo e o Posto Normal é que no primeiro o documento fica pronto em 5 dias (por isso o nome Poupa Tempo) e no segundo demora 30 dias. Então, tempo e programação podem colaborar para você evitar o estresse e a fadiga. #ficaadica


No ano passado eu fiz tudo no posto do DETRAN da Santa Luzia (Centro-RJ). Não demorei 40 minutos lá dentro. E olha que meu RG anterior era IFP, mas mesmo assim foi super rápido. Sem dor e nem sofrimento!


Para fazer a troca é necessário levar os seguintes documentos:
- Certidão de casamento original e cópia
- PIS e CPF original e cópia, caso você deseje incluir os dois números no RG
- Duda pago (custa R$26,59)
- Paciência, muita paciência.

Mais informações acesse o site do Rio Poupa Tempo clicando aqui.

Beijocas e bom feriadão.


P.S. O mimo do 1º sorteio do Mundo da Lili  já foi entregue, em breve teremos foto da Laiz por aqui.

16 comentários:

disse...

Que complicação heim? Só quero ver qd chegar minha hora.... haja paciência...hehehe...
Viu, quando for vir pra Sampa, vamos nos encontrar com certeza e passear muuuito lá na 25...\o/
Beijos e ótimo feriadão de Páscoa Lili

Tatiane Freitas Moraes disse...

Li, imagino o caos que deve ter sido ...Já fico imaginando como será a minha vez :S
mas graças a Deus aqui em SP tem varios postos do Poupa tempo proximo do meu serviço ai se um tiver cheio da para correr no outro.

beijossss

Unknown disse...

Haja paciência né Lili, quero só ver quando chegar minha hora haha
E eu vou acrescentar o sobrenome do noivo porque ele faz questão!!!
Beijos

Unknown disse...

Ah ótima Páscoa!!!

Gleise Oliveira (Dê) disse...

Credo que bagunça...não quero nem ver quando eu tiver que tirar os documentos novos, aqui em SP não é diferente dai não viu...

Gabriela Rodrigues disse...

É..eu vou trocar meu nome e já vou separar um dia pra ir ao Poupa Tempo aqui de São Paulo (quem tbm é a mesma coisa) pra trocar tudo o que for necessário!!! ai,ai....me cansa só de pensar! rs

Beijos e Feliz Páscoa!!!

Anônimo disse...

Ai esse povo é muito louco. É igual quando eles pedem certidao de nascimento atualizada. Aff ...
Se tivesse alterado alguma coisa, ai eu ja teria o documento com as alterações nao ? É só pra ganhar dinheiro !

Danee disse...

Esse foi um dos motivos que me fizeram continuar com o mesmo nome. Odeio burocracia, principalmente burocracia brasileira.
beijocas

Bruna Romeiro disse...

Que legal, vocês virão para minha cidade!
Eu fui mudar meu RG no Poupa Tempo, aqui de Campinas, foi rápido (sou doadora de sangue por isso atendimento preferencial), agora só falta o CPF que só os Correios podem fazer a alteração e o bendito Correio só funciona de seg. à sex., vou ter que sair mais cedo qualquer dia destes.
Bjus =*

Jackie e Rômulo disse...

BuRRocracia, ne? Aff....eu fiquei interessada aí é em como vc conseguiu mudar seu nome adicionando e td mais...vc sabe que eu nao troquei ne? Ms to planejando trocar pro nosso 1 ano de casados, de presente pro marido =)
bjs

Helen disse...

Nossa, não creio que você ficou esse tempo todo lá! Que coisa! Burocracia brasileira é uma falta de respeito, né?

La disse...

pois é... pra mim tb nao existia essa de casar e nao incluir o nome do meu mardo... era quase como so juntar as escovas de dente... fiz e estava ciente da trabalheira rsrsrs

ate hj 1 ano e 3 meses depois de casada só troquei a ID... o CPF como foi incluido no RG eu so vou mudar quando tiver disposição de ir na receita, idem a carteira de trabalho...

ODEIO o POUPA TEMPO!!!!!! levei um dia inteiro la ano passado... tb tive que tirara 2via do RG meses antes de casar pq tb so usava a habilitação mas estava vencida e precisava de algo pra dar entrada no casamento...

Silvia Tanes disse...

Eu mantive meu nome de solteira, mas não por isso e sim pq acho machista a mulher adicionar o nome do marido e o inverso não acontecer.
Beijos :)

Ju Louseiro disse...

aaai lilii, que complicação! Eu ainda não sei se vou mudar o nome não...

bjs e boa pascoa

Ju disse...

Caraca, que saga, hein??? Pelo menos vc vai ter seu novo documento com o seu nome de senhora em beeem menos tempo! hehe beijos, ju

Lana Ludmila disse...

Eu passei por isso... aliás, ainda estou passando porque só tenho a identidade e o cpf com meu nome de casada! ainda tenho que ver os outros documentos... :) é um stress, mas eu fiz questão. É tão bom ser chamada de Sra. Alvarez. rsrsrsrs... beijos, amore...