As recordações do seu casamento, estão seguras?


Já pensaram nos cuidados que devemos ter com as fotos? Em especial com as do casamento? Não? Então senta, que lá vem explicação...rs.

Não sei se todo mundo pensa nisso, diante da euforia de ter em mãos imagens do dia mais feliz da sua vida! rs. Mas é de extrema importância tomar alguns cuidados básicos!

Minha fotógrafa entregou todas as imagens do meu casamento em alta e baixa resolução. No total foram quatro dvd´s. O meu dj me entregou um dvd com algumas fotos. Meu padrinho, fotógrafo amador, fez fotos lindas no hotel e na festa e também me entregou em dvd também. Alguns convidados também me enviaram fotos. Resumindo, são 6 dvd´s de fotógrafos, e mais alguns arquivos no picasa e email enviados pelos convidados.

Assim que os dvd´s começaram a chegar, nós decidimos que não tiraríamos nenhum deles de casa sem antes fazermos algumas cópias de segurança de todos eles. Porque isso? Simples, os dvd´s não são 100% confiáveis! E se acontecer alguma coisa, perdemos o arquivo eletrônico onde tem todas as imagens! Já pensou a gente perder alguma imagem do casamento?

Algumas pessoas nós chamaram de frescos, metidos, exagerados, mas todo cuidado é pouco! Nunca se sabe o que pode acontecer! A pessoa pode perder, o leitor pode estar com problema...sei lá! Precisamos pensar em tudo! Mas com todas essas imagens em alta resolução tirando as imagens dos convidados todas as outras tem acima de 7 megas, não dá para fazer cópia tão fácil, não é? Somando as fotos dos fotógrafos (exceto convidados) temos em torno de umas 2100 imagens em alta resolução. O dj, disse que ainda tem mais umas duzentas fotos para me entregar. Se colocássemos todas no meu laptop e no do marido e também no nosso netbook perderíamos um espaço enoooorme nos três aparelhos! As outras imagens de viagens, por exemplo, guardávamos nos três aparelhos como forma de segurança, mas elas possuem resolução menor.

Então tivemos a idéia de compra um hd externo novo, pois o nosso está com pouco espaço. Além desse backup, também fizemos cópia em dvd e colocamos no picasa (eu comprei espaço para o blog, que serve para ser usado no picasa também!). Quando alguém pede para ver, pegamos essas cópias. Como o hd novo tem bastante espaço (um tera), copiamos para lá também nossa filmagem, porque ela também precisa de cuidado! E como a filmagem foi entregue em dois dvd´s, separamos um para uso e outro para guardar. Resolvemos deixar esse hd externo apenas para backup das fotos e filmagens que já temos e que ainda teremos! Dessa forma conseguimos liberar um espaço enorme (cerca de 80G) de cada uma das três máquinas.

Você pode criar cópia das suas imagens de várias maneiras, dentre elas: criar álbum virtual (picasa é um exemplo), fazer cópia em outra máquina, hd externo, dvd. Cuidado com os pen-drives, eles são mais frágeis do que parecem. Não é seguro utilizá-los como backup.

O dvd original deve ser guardado em um local seco, arejado, longe de sol, produtos líquidos, objetos de metal.

Vem cá, vocês fizeram cópia? Se sim, qual foi a forma utilizada? Se não, corre amora e protege suas imagens! ;)

17 comentários:

Bruna Romeiro disse...

Lili, ainda não havia pensado na possibilidade de HD de 1Tb, que hoje em dia o preço é bem acessível, a idéia é boa. Mas eu por enquanto gravarei só em uns 2 DVD's, um para guardar e outro para sair mostrando.
Você está certíssima, tem que guardar estas fotos com todo cuidado odo mundo, nem uma fotinho pode se perder!
Bjus =*

Júlia Magalhães disse...

eu penso sempre nisso pq eu ja tive alguns dvds de fotos que estragaram.... agora vou pensar direitinho onde guardar todas as fotos q temos =P

bjss

Ju disse...

SHiiiiii nunca pensei nisso não!!

disse...

Nossa, eu sempre penso nisso! Acho que vou gravar em todos os lugares possíveis!
Bjks

Danee disse...

SHiiiiii nunca pensei nisso não!! [2]
beijocas

Carol disse...

Aqui em casa nao tem como, ne? hehehe Temos 2 HDs de Backup e vamos comprar mais um, mas isso pq eu trabalho com fotos tb.
Nosso DVD de fotos do casorio esta com 2 copias em dvd e nos 2 HDs de backup. Aqui a gente usa um programa q reconhece o que tem de novo e copia somente isso pro HD de backup :D Bom demais! eu preciso muito disso por causa do meu trabalho e marido tb.
E o DVD do video, temos 2 copias tb, e temos tb as fitas originais (que nao faço ideia de como usaria isso mais elas estao lá, brutinhas e lindas) que eu pedi pra empresa pq eu queria editar tb um dia, já que trabalhei mais de 5 anos da minha vida com edição e efeitos :D

Certissima!
Beijos!

Jessica disse...

Oieeee Lili, tb pensei mto nisso sabe, e tenho as fotos em cd's, e em um hd tb...para q nada se perca...já pensou perder tantas fotos??? Misericórdia...rs
Bjoooo

Jessica disse...

Oieeee Lili, tb pensei mto nisso sabe, e tenho as fotos em cd's, e em um hd tb...para q nada se perca...já pensou perder tantas fotos??? Misericórdia...rs
Bjoooo

Silvia Tanes disse...

Grande dica! Nunca havia pensado nisso.
Bjs :)

Obs.: Tá rolando um sorteio lá no blog :)

Silvia disse...

Ai eu tenho neura de perder foto... Já disse que num incêndio eu salvo as fotos e as "jóias", o resto azar! A minha maluquice chega a tanto que eu queria fazer uma bolsa para incêndio.

Nós temos 2 HD´s externos - o meu é rosa, claro! - e CDs com fotos e minha mãe tb tem as cópias do casamento.

Excelente dica para as meninas!

Beijos!

Ju Louseiro disse...

Nooossa Lilii, ótima dica mesmooo!

bjs

Musa disse...

Post sensacional, para eu ficar ligada mesmo antes do casamento! Gostei da dica do hd externo, assim fica algo separado, além das cópias originais.

Beijos!

Unknown disse...

Lí ótima dica, eu vou comprar um HD externo com certeza e fazer cópias em DVD eheh
Beijos

Cíntia disse...

vc está certíssima, tb irei fazer cópias e tudo amis para ter minhas lembranças para sempre!
BJinhsos Ci

Lívia Martins Berci disse...

Querida acho q vc está super certa.
Até me lembrou q eu tenho q fazer o backup das minhas fotos. Obrigada pela dica.
Beijos,

Josy Ferreira disse...

Oii lili!!

MORRO de medo de isso acontecer.. Ainda gravo as coisas tudo em CD, mas vo comprar um HD externo e guardar a 7 chaves!!

bjaoo

www.josyegabriel.blogspot.com

smeraldalili disse...

Realmente é uma excelente idéia guardar fotos do casamento!Em um momento de crise conjugal, chamar o parceiro para recordar momentos felizes! quem teve esta idéia criativa, é também muito intuitiva.Mas acho que casamento quando acaba, pode-se tornar amigo quando visualisar as fotos.Mas tudo é válido quando se ama, e Visualisar as fotos, é um dos meios que podemos tentar.Com carinho as vezes consiquimos muitas coisas.Parabéns pela inovadora deste blog.Meus sinceros parabéns.smeraldalili