Projeto ler 12 livros!


Eu nunca fui uma pessoa de ler muito. Durante o período escolar eu me limitei a ler poucas coisas além das que eram exigidas pela instituição de ensino. Na faculdade, eu comecei a me interessar por outras coisas, e comecei a ler um pouco mais, mas bem pouco mesmo, tipo um ou dois livros extra-curriculares por ano.
Eu sei, eu sei, que isso é quase um absurdo. Mas é a realidade, e quem fala a verdade não merece castigo.

O Evandro entrou na minha vida, e dentre muitas mudanças que ele fez, uma delas foi à leitura. Ele é viciado em livros! Compra pelo menos um por semana! A Saraiva deve dar pulos de alegria quando o ver entrar na loja, pois ele NUNCA sai sem um livro nas mãos. Não é a toa que as três estantes para livros que compramos para o escritório já estão lotadas e eu nem peguei meus livros na casa do meu pai até hoje, mas agora também, não tem mais espaço...hehe

Ele começou a me dar livros de presente, me incentivar a ler. E eu aos poucos fui percebendo que não praticava, mas gostava e muito. Menos mal, não é? O tempo perdido sempre pode ser recuperado..rs. Eu comecei a ler com mais frequência. Porém, em 2008/2009 eu me dediquei exclusivamente ao meu MBA. Lá eu precisava ler muita coisa relacionada não só ao curso, mas também a minha monografia (que foi ultragigante, linda, perfeita, é o orgulho da mamãe aqui!). Em 2010 me dediquei ao assunto do ano, meu casamento! hehe. Li pouquíssimas coisas que não fossem relacionadas a esse assunto...kkk

Mas eu tinha em mente que em 2011 iria ler mais. Mas o ano começou e eu não peguei nenhum livrinho para ler. Absurdo total! Falta de livro não é, afinal eu não li 99% do que tem nas estantes....rs. Comentei sobre isso com o maridón outro dia, e não passou muito tempo ele me dei de presente um combo com 3 livros da Ágatha Christie. Esse homem é meu incentivador total! Pode parecer mentira, mas eu nunca tinha lido nada dela....rs. Sei que algumas pessoas têm pré-conceitos em relação a essa escritora. Mas eu não tinha nada contra ou a favor, digamos que não tive a oportunidade de conhecer seus livros.

Domingo eu peguei um, dos três livros que vieram no combo. Comecei a ler na praia, à tarde em casa continuei lendo, à noite também! Segunda eu voltei do trabalho para casa lendo, dormi com o livro pendurado na cara. Cheguei terça no trabalho e fiquei lendo freneticamente, até chegar ao fim! O nome do livro é Natal de Poirot. Muito legal! Indicado! Hoje eu vou começar a ler outro.

Agora além do projeto mocinha arrumadinha eu tenho um outro projeto ler doze livros em 2011, ou seja, um livro por mês! Espero com isso fazer com que a leitura vire um hábito no próximo ano!

Como em janeiro, eu não li nada, vou tentar recuperar o tempo perdido e até o final de março quero ter lido três livros, assim entro abril com a meta em ordem...hehe. Será que eu consigo? Vou postando aqui as evoluções desse projeto também! ;)

E vocês, possuem o hábito da leitura? Qual a média de leitura anual? Que tipo de livros vocês gostam?

Mil perguntinhas....hihih

24 comentários:

Jessica disse...

OIeeeeeee
Lili, eu amo ler, sempre gostei, sempre li muuuuuuito.
Porém desde que comecei a planejar meu casamento, deixei isso de lado, depois que casei, a desculpa era a adaptação com as tarefas dométicas. Mas mesmo não lendo neste período, não perdi o costume de comprar livros, vê se pode... Hj, nem sei qtos livros novos tenho em casa que não li, mas no mínimo uns 20...rsrsrs
Este final de semana resolvi dar um basta nessa situação, e comecei a ler, estou lendo aquele livro que vc viu em meu post há 3 dias atrás...
Bom, Lili, vou participar de sua campanha...rsrsrs Posso???
Vamos juntas então...rs
Bjoooooooooo

Anônimo disse...

também tenho esse projeto para esse ano.. mas já estou atrasada, estou lendo 2, mas não terminei nenhum ainda :(

Gabriela Rodrigues disse...

Há uns 3 anos eu tbm fiz essa promessa, ler 1 livro por mês...é claro que não é sempre que a gente consegue, mas quando posso estou com o livrinho em mãos!!!
Adoroooo quando pego livros que eu quero devorar para saber o fim logo....termino em 1 semana (e olhe lá!!)
Vou indicar alguns:

Querido John
Para sempre Alice
O menino do pijama listrado (esse é facinho, vc lê em dois, três dias)
Prisioneira em Teerã
Paixão Índia
O caçador de pipas
Diário de uma paixão

etc etc etc..

Beijos e boa leitura!!!!

Ju Louseiro disse...

Tá aí uma coisa que eu super admiro mas não faço!
Sei lá pq, mas eu gosto, mas não faço, tendeu?

Boa sorte no projetoo!

bjs

Aline Alarcão disse...

Lili, to precisando fazer isso tb!!! É tanta correria que as vezes falta tempo, né?! Depois que o casório passar espero ter tempo p/ realizar vários ''projetos'' desse tipo. bjoo

Ju disse...

Eu adoro ler, já li muita coisa nesta vida! Mas assim como vc não consegui ler mt nos ultimos anos, por conta da pós e depois por causa do casamento, mas mesmo assim, li neste tempo!

O ano começou e eu to lendo... um livo, bem aos pouquinhos, mas estou lendo. Leio sempre antes de dormir, não consigo mais ler no bus do trahalho, pq tiro estes minutinhos para cochilar e ficar mais renovada para o dia!

beijocas, ju

Helen disse...

Adorei o projeto de leitura! Adoro ler! Não existe nada mais gostoso do que deitar no sofá no final da tarde de sábado/domingo e ler um bom livro!
Fico um pouco triste porque no doutorado eu tenho que ler DEMAIS para as aulas, minhas pesquisas, etc e não tenho tempo (e honestamente, sobra pouca vontade) para ler livros mais "água com açúcar"...mesmo assim, fico comprando, então tenho uma pilha de livros que acho que só irei ler lá por 2014 mesmo rsrsrrsr
Eu AMO Agatha Christie! Bom demais!!! Se você estiver gostando dos livros dela, compra o "Assassinato no Expresso Oriente" (BOM DEMAIS! E ainda tem filme para você ver depois, com um elenco fantástico) e "E não sobrou nenhum" (também conhecido como "O caso dos dez negrinhos" antes da era politicamente correta). Esse foi o primeiro livro da Agatha Christie que li, ainda no colégio, e achei fantástico!!!
Boa sorte com o projeto!!!

Liliane disse...

Jessica, claro que pode usar o projeto pra vc!

----
Gabi, obrigada pelas indicações. Espero conseguir atingir a meta! ;)

----
Ju, tenta que vc consegue. É descobrir o tipo de leitura que mais te agrada e te "prende".

----
Aline, foca no casamento, lua de mel, deixa os livros pra depois...rs.

----
Ju, eu não leio no ônibus e nem no carro porque passo mal. Fico tonta e enjoada...rs.

-----
Helen, eu tive que ler muito por causa do meu MBA, inventei uma monografia muito pesada, que exigiu muita leitura, pesquisa e isso tomou um tempo gigante.
Hoje eu vou começar a ler o o "Assassinato no Expresso Oriente" ele veio no combo. Depois conto o que eu achei!

----

Obrigada meninas!

Beijocas

Sobre o blog disse...

Lili .. amo ler ... acho que vc me deu uma ideia .. acho que vou fazer um post com 12 livros para ler 1 em cada mês do ano .. BOA IDEIA !!!
Bjinhuss

Carol disse...

OBA! Adorei seu projeto novo! Eu sou viciada em leitura e realmente desde que me mudei pra Barra abandonei eles coitadinhos. Mas esse ano já entrei pro 3º Livro :D Força amiga!!!! Apoiadissima!

Beijao!

Anônimo disse...

Oi Lili!
Eu AMO ler... sou compulsiva. se tenho um livro na mão, pode ter certeza que no outro dia terminei, não importa o tamanho dele.
Sempre fui assim: viciada em livros!
O noivo reclama que não tem graça porque devoro o livro!
Para não sair muito caro pra gente, compramos os livros no submarino, sempre tem várias promoções e os preços são bemmmmmmmm menores que nas livrarias.
Vale muito a pena!
Beijossss
Babi

Danee disse...

Falo pra minha irmã que a melhor coisa que ela fez por mim foi incentivar a leitura e hoje eu leio bastante. Devo ler uns 15 livros por ano. Apoio e muito esse projeto, vc vai ver que não é nenhum sacrifício, muito menor do que o que nós fazemos para o projeto mocinha arrumadinha.
beijocas

Júlia Magalhães disse...

Juro que queria amarrrrrrrrrrr ler, mas não tenho saco... só se o livro for muito bom pra me prender!! =P

Emanuelle disse...

Eu gosto muito de ler mas confesso que antes eu lia muito mais do que agora...acho que por falta de tempo e tambem devido ao blog que nos toma muito tempo né!
tem selinho para voce no blog!

bjinhus

Maitê disse...

Oi Lili !!!!!

Eu nunca fui de ler muito pelo mesmos motivos que o seu ... mas hoje em dia estou procurando diversificar as minhas tarefas e entre elas é me dedicar mais a bons livros.

Ágatha Christie ... o que falar dela ??? AMO, AMO e AMO !!!! Já li vários livros !!!! E o que eu mais gosto é "O caso dos 12 negrinhos" ... SENSACIONAL !!!!!

Eu estipulei uma meta de ler 1 livro a cada 2 meses pelo menos ... já li dois este ano ... agora dei uma paradinha, pois o livros que quero comprar estão bem caros e no momento prefiro investir em outras coisinhas (rs.....).

Beijinhos!!!

Nessa =) disse...

Ai Lili, amooooo muito ler.
No meu projeto "101 coisa em 1001 dias" Lóóóógico que tem o de conhecer mais livros.
gosto de quase td, engraçado Agatha Christie não curto muito mas já li vááários livros dela, amo muito como o Dan Brown escreve, ele é minucioso demais nas suas narrativas, li toda a Saga Crepúsculo (td bem não sou adolescente mas adoro fantasia) muitos romances espíritas (amo), este ano estou meio devagar, li A Cabana (simplesmente MARAVILHOSO), agora estou com O Caçador de Pipas (Excelente!), e é isso..
axo q me empolguei né?! Mas qnd se trata de leitura falo a beça!
Bjks
E bem vinda ao clube "Viciados em leitura" kkkkkk

Jackie e Rômulo disse...

Adorei o projeto! Eu sou - ou era, acho rsrs - devoradora de livros. Qd tava no colegio tinha um cadenro onde anotava tds que lia e recebi, na oitava serie, permissao especial pra frequentar a biblioteca do segundo grau =)
Mas desd 2009, qd comecei o MBa, 2010 com o casamento, empresa e utras coisinhas, diminuiu bastante a leitura., Leio bastante ainda, ms mts livros de RI mesmo...esse ano com o mestrado continuo assim...tenho uma lista enorme de leitura já de lá. Mas to doida pra voltar a ler meus romances. Qd terminar esse biblioteca aí,a nossa está à disposição =)
bjs,

Liliane disse...

Aline, obrigada pela visita. Fico feliz em saber que vc gostou!

------
Carolzita, obrigada! Ah, mas já estar no 3º livro esse ano, já é bom demais!

----
Babi, obrigada pela dica, vou dar uma olhada no site.

----
Danee, querida, também acho que será mais fácil que aprender a usar os pincéis! rs.

----
JuM, então entra no projeto comigo. A gente arruma algo que te interesse e te "prenda"...kkk

----
Manu, é verdade, o casamento e o blog consomem um tempão mesmo. Obrigada pelo selinho, vou lá buscar! ;)

-----
Maitê, várias pessoas já me indicaram esse livro da Ágatha Christie...estou curiosa para ler!

-----
Nessa, eu já li o caçador de pipas, é bom mesmo!

----
Jackie, querida, obrigada por oferecer sua biblioteca.

----

Beijão amoras!

disse...

Nossa Lili, eu amo ler e agora estou aproveitando essa temporada em casa pra colocar a leitura em dia!
Ah, vim agradecer tb seu carinho de sempre no meu blog!!!
Grd beijo

Mayra disse...

Se dizer a verdade não ganhamos castigo, posso dizer sem culpa que eu não tenho lido nada, a pura vergonha para uma prof. Pior o que vem a seguir, a culpa (claro que é uma parte é minha) foi da faculdade. Fiz Letras e li tudo o que vc possa imaginar e hoje em dia nada prende a minha atenção.
E olha, gostei do seu projeto, vamos ver se eu consigo embarcar nele tbm!
Bjos

Silvia disse...

Eu tenho até hoje um caderno onde anoto o que leio! O meu de "criança" tá com a minha mãe, ela adora ler as minhas anotações sobre os livros. =)

Bem, eu consegui fechar o projeto 300 ano passado e esse ano decidi encarar os livros em inglês. Já estou acabando o meu 4o. (5o. desse ano) sem falar nos livros que eu tenho que estudar de Mkt que tb são em inglês (mas eu não conto livro de estudo no caderno).

Eu acho que para estimular a leitura você tem que escolher livros leves e que você consiga ler rápido. Depois quando estiver em um ritmo bom vai mudando um pouco o estilo, mas sempre intercalando para descansar. Eu fazia assim: um clássico nacional, um clássico gringo e um livro de "menina", e funcionava super bem. Agora para pegar fluência no inglês eu tô lendo a série da Becky Bloom e está indo super fácil. Quando me sentir segura eu acrescento outros estilos, mas leitura tem que ser prazerosa e não obrigação.

Beijinhos e boa sorte!

Liliane disse...

Cê, querida, eu retribuo o mesmo carinho que vc tem por mim e meu blog. Espero que vc se recupere logo e seja uma noiva 100%! ;)

-----
Mayra, dizer a verdade alivia o castigo sim, mas entra nessa também! ;)

-----
Sil, querida, quanto tempo não te vejo por aqui. Olha, quando eu tiver um filho, vou ensiná-lo a escrever em um caderninho igual vc, achei o máximo isso!
Eu estou tentando os livros menores, e mais leves de ler. A Agatha Christie consegui ler em menos de 3 dias!
Para eu ler em inglês preciso voltar para um dos vários cursos que comecei e não terminei ao longo dos anos.

------

Beijocas para todas!

Mayra disse...

Lili, já to nele! E inclusive fiz um post falando sobre o seu post!
Depois da uma conferida! O seu me fez abrir os olhos! E tai uma coisa que sempre quis imitar dos americanos, clube do livro, será que conseguiriamos montar um (mesmo que online)? Acho que isso também dá o maior gás pra ler!
Bjos

Liliane disse...

Mayra, eu fui lá ver! Fico feliz em saber que meu post te animou! Obrigada por citar meu bloguito lá!
Vamos nos atualizando sobre os livros?

Beijocas e obrigada novamente!