Escolas de Samba - Carnaval 2011

Uma nuvem densa e escura se espalhou pelo céu da Cidade Maravilhosa na manhã de segunda-feira e com ela levou sonhos e sorrisos! Eu avistei essa nuvem quando ela ainda estava no início lá de Niterói as 6h50m. Conforme eu ia me aproximando, ela ia aumentando. Meu pai, que estava ao volante disse: parece ser na Cidade do Samba. Senti um arrepio por dentro! Procurei uma estação de rádio que tivesse noticiando os últimos acontecimentos do dia, e veio a notícia bombástica, era a Cidade do Samba que estava pegando fogo faltando apenas um mês para o carnaval!

Quando eu passei lá pertinho, e vi aquele fogo alto, aquela nuvem preta de fumaça cobrindo o céu, me deu um aperto no peito. Três grandes escolas do carnaval carioca estavam com seus barracões tomados pelo fogo! Naquele momento, nem os bombeiros haviam chegado ao local. Senti uma tristeza muito grande. E eu nem vivo do carnaval. Apenas curto os 20 minutos de desfile na passarela do samba!

No centro do RJ quem não sabia o que estava acontecendo, achava que o tempo tinha fechado e que iria chover muito, pois o céu estava coberto por uma nuvem muito escura, com aspecto de "dia nublado"!

Alguns momentos do dia eu assisti a Globo News pela internet e confesso que me emocionei em vários momentos! Muito triste ver aquelas pessoas que se dedicaram para construir uma noite de magia chorando porque perderam o trabalho de um ano. A Grande Rio perdeu tudo! Todas as fantasias e seus dez carros! Não sobrou nadaaaaaa! A Portela foi quem menos perdeu! Queimara apenas fantasias que provavelmente conseguiram ser refeita. A Ilha perdeu fantasias e um carro, que segundo críticos do samba seria o mais bonito da Passarela do Samba 2011.

Mas uma coisa me deixou ainda mais triste, que foi o comentário de algumas pessoas na internet. Não gosta de carnaval, beleza! Ninguém é têm a gostar de nada, agora temos o dever e a obrigação de respeitar o próximo! Ver pessoas postando que era "bem feito!" foi triste. O fato de ser de uma ou outra religião não dá o direito a ninguém de desejar o mau. Porque quem deseja o mau é mau! Não tem o que falar, óteeemo, então fica ca-la-do!

As pessoas esquecem que tudo isso é muito mais do que o desfile de 14 escolas de samba, uma vez por ano, durante dois dias! Ali tem o trabalho de um ano inteiro de muitas pessoas. Muitas famílias vivem do carnaval! O marido trabalha no barracão montando os carros, a esposa fazendo fantasias. Se o carnaval acabar, muitas famílias ficaram sem renda!

É importante lembrar que o carnaval gera um lucro absurdo para a Cidade do RJ, ou as pessoas pensam que "gringo" vem de longe para passar o carnaval na Cidade Maravilhosa para ir a Igreja? Ah, por favor, meu poupe de hipocrisia!
Desculpem, mas é lamentável ver atitudes tão pequenas de alguns seres humanos! Não tenho nada contra nenhuma religião, cada um tem a sua, mas não podemos nossos direitos acabam quando invadimos o do próximo! Respeito é bom, eu gosto e todos merecem!

 
União da Ilha 2009



imagem: arquivo pessoal




11 comentários:

Bruna Romeiro disse...

Eu não gosto de carnaval, mas nem tem haver com religião, e não achei bem feito, fiquei com dó das pessoas, já pensou ver 1 ano de trabalho perdido em minutos.
Isso é muito triste, vi na internet que algumas escolas de samba que não foram prejudicadas iam ajudar as que foram, isso é o bacana, solidariedade apesar da rivalidade na avenida.
E o carnaval não é fonte de renda só para quem trabalha com isso, como você disse os "gringos" vem por causa do carnaval e geram muita renda para diversos setores da economia.
Bjus =*

Carol disse...

Pois é.. eu fiquei bem assustada tb quando lia noticia e falei logo com um dos meus melhores amigos que é diretor da Sao Clemente, ele disse que estava desesperado, que as pessoas estavam arrasadas e todo mundo ali naquela hora estava sem briga, uma Escola ajudando a outra. Ele tava aliviado por nada ter acontecido com a escola dele, mas muuuuito triste com as outras 3.

Que bom que nao vi nada sobre alguem falar mal sobre isso, pq senao tb iria ficar bem chateada. É muita gente que precisa muito envolvida.

Beijos!

Danee disse...

Concordo muito com você. Fiquei muito trite e quando vi o barracão da minha amada portela pegando fogo antes de ir trabalhar acordei o Mendel chorando. Fiquei triste pelas outras escolas e pelas pessoas que sonham e trablham o ano inteiro. Tomara que elas consigam se recuperar e façam um carnaval bonito. Esse ano quando essas escolas cruzarem a avenida terá um gostinho especial, diferente e a garra da comunidade fará a diferença.
beijocas

Ju disse...

Assino embaixo!! É um absurdo mesmo... ainda bem que não li esses comentários na internet... isso é revoltante!

É muito triste ver o trabalho de um ano inteiro, e o dinheiro gasto/ envolvido em alguns segundos...

beijos, ju

Júlia Magalhães disse...

é impressionante como as pessoas nao tem coração né? ali nao é só o carnaval que importa, ali sao sonhos de tantas pessoas se tornando realidade.. foi muito triste o que aconteceu e muito estranho também um lugar q deveria ter prevenção a esse tipo de acontecimento e q percebemos q é bem vulnerável!
Pelo menos as escolas nao serão rebaixadas né??

beijokas

Emanuelle disse...

Realmente foi uma pena o que aconteceu!
Nao gosto de carnaval mas de fato muitas familias vivem disso ... será que o incendio foi criminoso?

bjinhuss

Amor desde infância disse...

nossa nao gosto do carnaval mais mt gente gosta e triste o q aconteceu espero q eles se consolem bjsssssssssssss !

Helen disse...

Ai Lili, nem fala...ver o trabalho dos outros ser destruido é muito triste. E isso é triste independente da religião, crença, fé, etc. O Carnaval, bem ou mal, faz parte da alma carioca. A gente fala do Rio aqui fora, e a primeira coisa que as pessoas perguntam é: "e o Carnaval? Como é que é?!"
E concordo com você: se não tem nada de agradável para falar, fica quieto!!!

Fernanda Moniz disse...

Nossa, nem estava sabendo de nada, estamos em Buenos Aires ainda, e por aqui não se falou nisso nos jornais!!!
Que pena mesmo!!!
Beijos

Enfim Nós - Paula e Filipe disse...

É VERDADE LILI
MT TRISTE, COMO VC DISSE UM TRABALHO DE UM AN INTEIRO Ñ SE RECUPERA EM ALGUNNS DIAS.
TRISTE P/ RJ
BJOOO

Unknown disse...

Muito triste, eu não sou do RJ mais sempre desde pequena assisto o desfile da Portela, meu avó falava que quando a Portela entrava a gente conseguia ouvir daqui. Ele era Portela de coração, e eu também cresci assim, me emocionei vendo as imagens!!!

Concorco com você, as pessoas devem respeitar.

Beijos